saleteschmidt

este blog será utilizado para receber e postar trabalhos da disciplina de escola,cultura e sociedade e de outras , conforme solicitação dos professores!

18.11.06

ECS9- grupo A-sintese /saleteschmidt



Embora Marx e Engels em suas diversas obras, nunca tenham detido-se especificamente a tratar do sistema educacional e suas especificidades, suas observações a respeito da importância da educação como forma de conscientização, mobilização e transformação social eram constantes e contundentes na crítica ao capitalismo.
O poder da educação nunca foi negado por nenhum sistema e por esse motivo, também no sistema capitalista ele tinha função primordial: qualificar a força de trabalho, alcançando o máximo de aproveitamento e proporcionando a integração e o ajuste dos trabalhadores ao sistema.
Para consolidação desta astuta estratégia, a escola recebe uma nova configuração em suas atividades e tipos de aprendizagem, que torna a alienação da força de trabalho um fato natural e ela, a responsável pela preparação dos indivíduos para esta sociedade.
É verdade também que este período, embora de profundo caráter ideológico e alienador, trouxe consigo a expansão da educação formal, já que até a revolução industrial e o triunfo do liberalismo, a educação que era comumente familiar ou religiosa, a partir deste momento, exigiu-se a institucionalização ,extensão e aprofundamento do aparato escolar.
Marx e Engels propunham gestões não burocráticas, com participação efetiva da população trabalhadora, através de delegados e por sistema de democracia direta, como única forma de reter o desejo capitalista de transformar a educação num mero modelador de criados e assumir sua função de agente de transformação social e emancipação humana.
A divisão do trabalho e as forças produtivas geram muitas diferenças sociais em uma nação, seja com relação a outras nações, ou internamente. Pois dividem e colocam em oposição os interesses dos trabalhadores da indústria, do comércio e do campo. Assim como distanciam os trabalhadores hierarquizando o trabalho.
Marx aponta na manufatura a mutilação do trabalhador, que é obrigada a vender sua força de trabalho, durante horas para cumprir um trabalho que muitas vezes nunca chegará a utilizar, por um salário que não corresponde ao tempo de vida perdido nele e que não permite o exercício de sua inteligência, condicionando-o a movimentos mecânicos livres de raciocínio e extremamente embrutecedores.
Segundo Marx e Engels, apesar dos grandes investimentos capitalistas no embrutecimento operário, os trabalhadores das fábricas conseguiram manter viva sua inteligência e até aguça-la, por sua revolta as condições que lhes foram impostas e contra a burguesia.
Desta forma podemos concluir que o sistema capitalista, firme em seu propósito de aumento de produtividade e lucro, tenta a toda forma controlar corpo e mente das classes trabalhadoras, na contra-mão da vontade da marcha da humanidade e a única saída para esta dominação é conservar o espírito crítico, não se acomodar com os modelos pré-estabelecidos e revoltar-se legitimamente, toda vez que nossa condição humana for ferida. Para isso devemos contar com o apoio do sistema de ensino renovado, integro e a serviço da humanidade.
3 questões :
1- As escolas ainda estão muito envolvidas em transmitir conhecimentos direcionados unicamente aos setores técnicos e produtivos?
2- As gestões democráticas contribuem para a desburocratização e humanização do sistema educacional?
3- Na pág. 22, terceiro parágrafo diz: ?A compreensão da maioria das pessoas,...?
O que tem haver com o tipo de atividades, trabalhos, leituras, livros que costumam ser utilizados na formação de alunos de algumas escolas?

2 Comments:

  • At 19:30, Blogger Edilaine said…

    Oi colega esta é a sintese que postaste no pb wiki pead São leopoldo?
    Já temos bastante relatos para montarmos nosso trabalho definitivo como faremos isto?
    Precisamos entrar em acordo para encerrá-lo. Aguardo sugestão sua.
    Um abraço1

     
  • At 00:02, Blogger Neusa Siqueira said…

    Colega!
    Nosso tempo para a realização da atividade ECS 9 está estourando. Peço que visitem e opinem na pág. do PBWIKI (GRUPO"A" TRABALHO ECS9)
    http://peadsaoleopoldo.pbwiki.com/Grupo%20A%20trabalho%20ECS%209

    Beijos, Neusa Siqueira.

    E meu blog é: http://neusasiqueira.blogspot.com/

     

Postar um comentário

<< Home