saleteschmidt

este blog será utilizado para receber e postar trabalhos da disciplina de escola,cultura e sociedade e de outras , conforme solicitação dos professores!

23.10.06

MAX WEBER



Max Weber, cidadão que viveu na Alemanha (1864-1020), oriundo de uma família burguesa liberal e protestante. Dedicou seus estudos ao direito, filosofia, história e sociologia.
De forma mais geral, podemos especificar sua filosofia como principio da racionalidade, dando uma nova visão de objetividade para o conhecimento, que não é apenas vivido, mas também pensado, por tanto a ciência não pode aprender sobre ele apenas por fatores externos, mas também pela maneira como são interiorizados pelos indivíduos.
Diferente de Durkheim que avaliava o processo de evolução da sociedade, comparando-as e fazendo uma aproximação entre elas, independente de tempo ou lugar, Weber acreditava que a pesquisa histórica e a interpretação das fontes é que permitem o entendimento das diferenças de formação das sociedades. Além disso, discordavam também nas questões da individualidade, já que considerava a conduta humana dotada de sentido, chamando-a de ação social. Quando esta ação é compartilhada e freqüente, torna-se uma relação social.
Defendia certa parcialidade na análise sociológica, garantindo que a cientificidade uma pesquisa se dá por seu método de reflexão e não pela objetividade pura dos fatos.
Seus interesses em debater as questões religiosas, também foram fato marcante de sua carreira, sua obra mais importante foi: A ética protestante e o espírito do capitalismo.
É importante que se conheça a forma de pensamento de Weber, o momento histórico em que viveu e suas crenças religiosas, para que se possa compreender de que modo formulo suas teorias sobre poder e dominação.
Weber apresenta o poder através de três tipos puros de dominação: legal, carismática e tradicional, que são armas de controle e manutenção da autoridade.
A dominação legal, é representada pelas leis instituídas e tem na burocracia sua forma mais pura de preservação. Os membros do grupo social não se submetem diretamente a uma pessoa, seu poder é exercido legitimamente pelas regras desta sociedade.
A dominação carismática se dá em virtude da devoção afetiva à pessoa, por seu poder de persuasão, sua oratória ou qualquer dote que o coloque como líder. São os tipos mais puros os líderes religiosos, os heróis,etc.
A dominação tradicional se vivifica em virtude da tradição, do direito hereditário e da dignidade da pessoa, geralmente motivada pela fidelidade. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal.
Para determinar o tipo de dominação, é necessário que se estabeleça o motivo pelo qual o indivíduo se submete, que pode ser por medo, por obtenção de vantagens ou por mera tradição.
Max Weber contribuiu muito para a evolução e ampliação do sistema capitalista, que ao seu ver era a expressão da modernização e forma de racionalização do homem moderno. Seu método reflexivo, deu incentivo e aprofundamento as pesquisas, além de diagnosticar a burocracia como recurso político de dominação das pessoas e embora esteja atrelada de forma crescente ao capitalismo, não é compatível com a democracia.

3 Comments:

  • At 23:02, Blogger Sheila C. M. Oliveira said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 23:04, Blogger Sheila C. M. Oliveira said…

    Oi Salete !
    O desejo de dominar tem acompanhado a humanidade ao longo dos anos , nos dias atuais está presente nas diversas relações isntitucionais .Cabe a cada um de nos estarmos atentos para não sermos dominados tão facilmente e nem tentados a ter uma postura dominadora.
    Abraços
    Sheila

    00:02

     
  • At 21:46, Blogger Edilaine said…

    Teu texto sobre Max Weber ficou bem claro. Parabéns!

     

Postar um comentário

<< Home