saleteschmidt

este blog será utilizado para receber e postar trabalhos da disciplina de escola,cultura e sociedade e de outras , conforme solicitação dos professores!

23.10.06

ECS2/Pesquisa e avaliação de blogs pedagógicos





Visitei todos os endereços indicados na lista, mas não consegui fazer comentário em todos. Vizitei também alguns que não faziam parte das indicações e escoli 2 para comentar mais especificamente:

Endereço:
1-http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/
Nome:
[Zaptlogs]

Objetivo:
O [zaptlogs] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.
Endereço:
2-http://ghiraldelli.blogspot.com/2006/09/educao-e-autonomia.html#links
Nome:
BLOG DO FILÓSOFO DA CIDADE DE S. PAULO - Educação e Autonomia
Objetivo:
Infelizmente o objetivo deste blog não está claramente exposto, porém, considerando o conteúdo nele postado, a mim parece que seu objetivo velado é simplismente disseminar as idéias e ideologias do autor, sem muito compromisso com o título apresentado.
Refletindo sobre a conceitualização dos blogs pedagógicos e seus objetivos, optei por escolher estes dois para uma avaliação e comparação.
O primeiro, apresenta-se com objetivos claros, traz materiais de pesquisa e informação sobre vários temas ligados a educação, apresenta opiniões e diversas, além de ter como base e à pesquisa teórica e profissional, traz dicas aos profissionais da área e informa de cursos e outros meios de qualificar nossos trabalhos.
O segundo representa o posicionamento de uma pessoa, que analisa algumas questões sociais, políticas e humanas, à luz de suas idiossincrasias.
Para este segundo blog, gostaria de solicitar que os colegas também o conhecessem, refletissem sobre ele e se posicionassem, colaborando com a minha pesquisa, pois não sei se compreendi mau, mas jamais havia visto tanto machismo, eugenismo e arrogancia juntos. Para começar ele se auto intitula O filósofo da cidade de São Paulo, classifica as mulheres em dois grupos: as que gozam e as que não gozam e revela que a solução para todos os problemas femininos está em achar o homem certo, por vias tortas insentiva os castigos físicos as crianças, além de tratar de questões políticas com pouca profundidade e reflexão, preocupando-se em transmitir suas opiniões pessoais, demonstra menosprezo por colegas de profissão e falta de ética.
Não sei porque, mas não fiquei surprendida quando o autor indica Monteiro Lobato para estudo da filosofia com crianças !
Acredito que ao final desta pesquisa, as diferenças entre os blogs pedagógicos ficaram bastante claras, assim como o cuidado que devemos ter na escolha daqueles que iremos trabalhar com nossos alunos.
Para encerrar, mais uma vez gostaria de convidá-los a conhecer a pérola aí em cima e se possível me informar do que acharam!!