saleteschmidt

este blog será utilizado para receber e postar trabalhos da disciplina de escola,cultura e sociedade e de outras , conforme solicitação dos professores!

15.11.06

ECS6/ WEBER NA MINHA ESCOLA


Ser/estar/papéis
Poder/Hierarquia
As idéias de Max Weber sobre os tipos de dominação e as formas que eles assumem para se concretizarem e se fundamentarem, são muito claras e fáceis de encontrar. Mas com muito mais propriedade se apresenta no sistema educacional público.
Em meu local de trabalho, ocorrem muitas situações que serviriam para exemplificar esta afirmação. Algumas atitudes são tomadas quase que inconscientemente, pelo simples costume ou conveniência de continuar vendo os problemas de forma totalmente impessoal e burocrática; e outras são expressões claras de abuso de poder e de uma leitura unilateral das regras estatuídas:

1) As situações em que alguns professores exigem silêncio total, completa falta de movimento e horas com os braços cruzados e cabeça baixa para alunos de no máximo 5 anos em uma escola de educação infantil, alegando ser esta a melhor forma de manter a disciplina e o respeito, para mim parece muito mais acomodação e medo de buscar alternativas para a disciplina e para os problemas específicos de cada aluno. O respeito ao professor de vir carregado de significados do que ele representa e não através do medo de castigos que ele pode aplicar, já que se o professor cometer algum erro, o aluno não terá a possibilidade de também coloca-lo isolado e sem poder se expressar.

2) Ocorreu um episódio que hoje até parece engraçado em minha escola. A então diretora, tendo problemas com um professor que utilizava muito o celular durante o expediente,mas sendo esse também alguém de suas relações pessoais, resolveu tomar uma medida ?imparcial? segundo ela:
Confiscou pessoalmente todos os celulares, de todos os professores, colocando-os sobre sua mesa e fazendo uma triagem das ligações que poderiam ser atendidas ?pessoalmente? pelo proprietário do aparelho. Para isso, ela mesma atenderia cada chamada e anotaria os recados das ligações que ela julgasse não ser importante. Surpresa ela ficou quando me neguei a entregar meu celular, dizendo que tomaria providências quanto a minha ?insubordinação?, já que estava e ainda estou em estágio probatório. Com muita paciência tive de explicar a ela, que na verdade eu estava livrando-a de problemas graves, pois se levasse a diante esta atitude, minha queixa contra ela seria na justiça comum por abuso de poder, apropriação indébita e invasão de privacidade. Felizmente após muito esbravejar (e pedir orientação de seus superiores), ela se acalmou e pediu desculpas a todos. Mas o grave nisso tudo é que ninguém mais questionou a validade da ordem, todos obedeciam contrariados, mas obedeciam. O problema já estava resolvido e ainda havia pessoas que chegavam e colocavam o celular sobre a mesa dela. Certamente estes consideraram correta sua atitude, simplesmente por estarem hierarquicamente abaixo dela.

3 Comments:

  • At 15:56, Blogger saleteschmidt said…

    Na realidade, foi feito um primeiro comentário nesta postagem, mas como o comenterista não teve nenhum respeito as minhas opiniões, nem mesmo coragem de se identificar, optei por elimina-la.Se não tem dono, é minha, e posso apagar!
    Peço que o comentarista da referida mensagem volte a se pronunciar. Se o ofondi, perdão, não foi minha intenção, porém não pretendo mudar meu jeito de pensar por alguém que não tem coragem de assumir o que diz. Eu assumo todos os meus atos, certos ou errados!
    Vamos falar sobre o que te encomoda, quem sabe tu não me convence!A propósito, não sou narcisista, ao contrário, me reconhesso constantemente nas coisas que me desagradam e por isso estou sempre atenta a minha prática e pronta a pedir desculpas ou refazer algo, desde que provem que estou errada. Afinal, eu não nasci de susto, por isso não é com o teu comentarinho que vou ficar assustada!!

     
  • At 21:40, Blogger Edilaine said…

    A que ponto chegamos amiga, não tinha visto coisa assim antes estou surpresa. Bem nosso diretores são dominadores tradicionais e recebem ordens de outros. Mas abuso de poder não!!

     
  • At 14:47, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Oi Salete

    "Algumas atitudes são tomadas quase que inconscientemente, pelo simples costume ou conveniência de continuar vendo os problemas de forma totalmente impessoal e burocrática"

    Gostei desta parte. Não é fácil identificar as formas sutis de dominação no nosso cotidiano. Muitas vezes as aceitamos sem críticas, como algo 'natural'.

    Parabéns :)
    abraço,
    Suzana Gutierrez

     

Postar um comentário

<< Home