saleteschmidt

este blog será utilizado para receber e postar trabalhos da disciplina de escola,cultura e sociedade e de outras , conforme solicitação dos professores!

8.10.06

Émile Durkheim



As definições da educação: exame crítico

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Émile Durkheim considerou o posicionamento de Stuart Mill extremamente abrangente e propenso a confusões, obviamente as coisas do mundo e da natureza influenciam o ser humano, mas para Durkheim o que realmente determina a ação do deste, é a influência das gerações passadas sobre as novas, transmitindo as normas, costumes, etc., desta sociedade e recebendo o nome de educação.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
a) Definição de Kant, que fala da educação para atingir a perfeição;
b) E a definição de James Mill, que vê a educação com objetivos de tornar o ser humano um instrumento de felicidade para si e seus semelhantes.
c) Eles partem da idéia de uma educação que atinja todas as pessoas da mesma forma indistintamente, uma educação universal, mas como Durkheim mesmo coloca esta forma de conceber a educação não possui nenhum aporte teórico ou prático, já que a educação varia e se modifica conforme o lugar e a época que ocorre, de acordo com os interesses da ordem social vigente.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para que se forme um conceito correto de educação, para Durkheim, devem ser observados os sistemas educativos passados e recentes, fazendo-se uma média dos resultados mais comuns, que serão transmitidos às gerações posteriores através de uma consciência coletiva.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Durkheim nos coloca que a educação busca preparar o ser humano para o momento histórico de cada sociedade , visando manter seu desenvolvimento e interesses. Reflete as instituições sociais pré-estabelecidas , como forma de manutenção do sistema e acomodação dos indivíduos , para que desenvolvam os papéis sociais que lhes são destinados de modo harmonioso.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Durkheim conclui que a educação é uma socialização metódica das novas gerações. Cada indivíduo é formado por dois seres distintos, mas que se completam. Um seria o ser individual, que carrega sua carga genética, sua personalidade e sua forma de ver o mundo, porém o determinante das ações humanas seria o segundo, o ser social, que é formado pelas idéias comuns, as leis, os costumes, as crenças religiosas, o sistema financeiro, que não são criados pelo indivíduo, mas pelas gerações passadas e são transmitidas através da educação. Coloca-se a educação e a consciência coletiva como a salvação para o indivíduo que, se não a possuísse, nada mais teria a não ser sua natureza, ficaria desprovido de valores morais, éticos, religiosos, não passando assim de um animal.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Com as seguintes frases: ?Não existe sociedade na qual o sistema de educação não apresente o duplo aspecto: o do ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo?.
?Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social?. Neste sentido o indivíduo criou a sociedade e a sociedade cria o indivíduo,completam-se e alimentam-se mutuamente, já que o ser humano sem a sociedade, seria apenas um animal e a sociedade sem o ser humano se dissiparia.

Minha opinião sobre o texto
Durkheim fala claramente que a função maior da educação é preparar as crianças para uma sociedade já constituída , incutindo-lhes a obrigação de mantê-la em seus padrões. Para tanto, são dados ensinamentos que desenvolvam suas habilidades físicas, intelectuais e morais, porém estes ensinamentos são trabalhados de acordo com o papel que este indivíduo venha a exercer na sociedade. Papel este que é determinado por sua classe social, o que torna quase impossível à mobilidade social. É inegável que as idéias deste sociólogo representaram e ainda representam o pensamento de uma grande parte da sociedade, sob tudo a parte que melhor se privilegia com a sua manutenção. Porém utilizando-me de uma idéia do próprio Durkheim, o conhecimento e a reflexão sobre o passado das nossas instituições e da educação, servem tão somente para que não cometamos os mesmos erros.


7 Comments:

  • At 22:22, Blogger Sheila C. M. Oliveira said…

    Oi Salete !
    Admiro tua capacidade de interpretação e reflexão .Parabéns !
    É bom compartilhar desta formação junto a colegas interessadas e inteligentes como você.
    Abraços...
    Sheila

     
  • At 14:42, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Oi Salete

    Que ótimo que fostes além de responder aquelas 7 questões lineares e quadradinhas :)
    Vou colar aqui o comentário que fiz no blog da Iris:
    ----
    Bah, Salete :)

    Que bom que pensastes isso e estás propondo esta discussão. Quais destas idéias vocês questionariam?

    abraço,
    Suzana

    ----
    Seria interessante que esta discussão se alastrasse pela nossa blogosfera , não?

    abraço,
    Suzana

     
  • At 20:51, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Oi Salete

    Não sei se leste o meu comentário anterior. Hoje, já temos um forum onde debater estas idéias. Lá no Rooda, no link da interdisciplina.

    Estou sentindo falta de alguams atividades dass semanas 3 e 4. Alguma dificuldade? Não deixe de nos contatar.
    abraço,
    Suzana

     
  • At 16:04, Blogger michele lima said…

    Oi Salete!!!
    Preciso que me ajude nessa atividade:Explique a citação de Durkheim que aborda “que não existe sociedade na qual o sistema de educação não apresente o duplo aspecto: o do ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo” .Muito Obrigada.

     
  • At 22:12, Blogger marla said…

    muito bom diria q é ecelente

     
  • At 22:13, Blogger marla said…

    muito bom diria q é ecelente

     
  • At 16:54, Blogger nina said…

    por favor me ajude a responder isso; estou ingressando na facul agora e estou com dificuldades... desde ja agradeço!!!

    "não existe sociedade na qual o sistema de educação não apresente o duplo aspecto: o do ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo” .

     

Postar um comentário

<< Home