saleteschmidt

este blog será utilizado para receber e postar trabalhos da disciplina de escola,cultura e sociedade e de outras , conforme solicitação dos professores!

17.12.06

Educação no Brasil?

Política x Pedagogia ou política = pedagogia

É sempre tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil falar sobre educação em nosso país.
Fácil pois temos muito que dizer, vários aspectos da educação para debater.
Difícil porque existe muita coisa envolvida neste processo, coisas que às vezes são claras e abertas e outras que são veladas, que escorrem pelos cantos. Coisas que muitas vezes não nos arriscamos dar palpite, com medo de passar vexame e não perguntamos sobre, para evitar passar por ignorantes.
A questão da igualdade para todos é quase, se não totalmente utópica, pois quanto mais se discursa em favor da igualdade, mais se alongam as diferenças. A própria lei de diretrizes e bases não apresenta uma efetiva solução para este problema.
Lembro também daquela idéia lançada a alguns anos atrás de todo professor obrigatoriamente ter formação universitária. Que lindo!! Pena que esqueceram que muitos ainda precisavam se formar no primário. Parece que no Brasil se faz muita coisa para mostrar e muito pouco para resolver!
Considerei importante o autor ter levantado a questão do acesso às universidades federais, que por vias tortas pertence às elites, mais ou menos o que já começa a se formar com respeito ao PROUNI. Onde as classes mais abastadas se preparam, montam estratégias, mexem os pauzinhos e as classes populares rezam para o santo de fé.
A questão da fragmentação do ensino público com as privatizações neoliberais, a descentralização e o pacto das elites, para mim parece que tudo se resumiria em uma mesma palavra ?dominação?. Um dia me disseram que para entender o neoliberalismo era só pensar que ele deixa tudo mais leve. Não posso dizer que esta pessoa mentiu! Se tirar tudo de um saco, ele fica mais leve; se tirar à comida da boca de uma pessoa, ela fica mais leve; se tirar os recursos materiais e o entusiasmo de um professor ele também fica mais ?leve?. E tudo que é leve é mais fácil de se carregar para onde quiser!!
Mas diante de tudo que tem se debatido nesta e em outras disciplinas, considerei como ponto principal de reflexão, o momento que o autor orienta os professores para que utilizem as escolas públicas para seus filhos. O cara é esperto!! Todo mundo quer o melhor para seus filhos e se o meu estiver na escola pública, ela tem que ser melhor; para isso eu vou estar mais atenta, vou cobrar de meus colegas (dar um basta no protecionismo da mediocridade) e possivelmente vou rever meus conceitos e atitudes, já que pela lei da ação e reação, também serei cobrada.
Isso é uma coisa que eu gostaria de ver, as mudanças visivelmente necessárias tanto nas políticas públicas quanto nos planejamentos vindos de dentro de nós e da escola!!




2 Comments:

  • At 21:07, Blogger Suelen Assunção said…

    Olá querida!
    O teu blog está simplesmente perfeito. Com diversas reflexões que nos fazem pensar.
    A questão que o autor nos remete a colocar, nossos filhos, em escolas públicas. Muito bem pontuadas as tuas reflexões quanto a esta idéia.
    Estou auxiliando o ECS agora, até o final do semestre.
    Para o que precisares, terei o maior prazer em auxiliá-la.
    Mil beijos pra ti.
    Suelen - tutora da sede

     
  • At 13:36, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Ótimo texto menina!

    Gostei bastante sobre a insustentável leveza do neoliberalismo. Chico de Oliveira diria que, entre outras coisas, estamos mais leves pelo sequestro, também, da nossa voz.

    abraço,
    Suzana

     

Postar um comentário

<< Home